top of page

O racismo é a exclusão de pessoas baseado na cor da pelo ou no grupo ao qual pertencem.A cor da pele é realmente importante?

Atualizado: 24 de jun.


"Sem mimimi", "deixa de vitimismo", "mulata", "preto tem cara de bandido, sim", esses são alguns estereótipos criados para se referir aos pretos, que em sua grande maioria são tratados como serviçais. Nas empresas, quantos e quais cargos são ocupados por pessoas de pele preta? É um assunto para ser refletido.

Os pais se matam de trabalhar para mudar o futuro dos seus filhos, muitos não tem condições para viver bem, mas não querem que os filhos levem a mesma vida que tiveram. É certo que pessoas brancas também passam por dificuldades, mas a sua cor da pele não é motivo para ser maltradadas ou humilhadas.

Influencer diz que o racismo é natural porque os pretos são os que cometem mais crimes. Será? Ou será que os crimes dos brancos são predominantemente ocultados?

Se você nunca foi seguido em uma loja, nunca foi abordado de forma brusca pela polícia, nunca teve patrão que não se importa com sua vida e te expõe ao perigo nas atividades exercidas, entre tantas outras coisas apenas pela cor da sua pele, com certeza você nunca sentiu o que os pretos sentem.

Crianças pretas tem sonhos interrompidos, suas vidas são tiradas repentinamente de formas inesperadas, violentas.

Mulheres pretas são hipersensualizadas, tratadas como objetos, não servem para um relacionamento sério, servem apenas para transar, não podem ser assumidas em razão da cor da sua pele.

Não existe uma pessoa preta que nunca o tenha passado por isso, se algum preto disser que nunca sofreu é porque é ingênuo o bastante para não ter percebido.

A luta contra o racismo sempre foi grande, porém hoje em dia ouve-se mais sobre o assunto. Se você não se importa com isso é por um simples motivo: não te afeta. Essa luta não era para ser apenas de pretos, mas eles são os impactados, são os que correrem atrás de um espaço, com esforço muito maior.

Se você não é preto e não precisa lutar apenas pela cor da sua pele, também não diga que não vale a pena lutar, não finja que não acontece, não naturalize o racismo, se quiser ajudar na luta será bem vindo, mesmo sabendo que você não passa pelas mesmas situações, mas mostre que se importa, faça sua parte, aprenda sobre o assunto.

Todas as vidas são importantes independente da cor da pele.



3 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Apr 12
Rated 5 out of 5 stars.

❤️

Like

Lindo texto, de palavras e pensamentos sábios e sensatos. Que possamos unir nossas mãos pretas brancas paradas e mesticas sem se importar com a cor. Porque somos todos vidas e não cor.

SUCESSO SEMPRE NAIARA COPQUE.

Like
Replying to

Muito Obrigada! 💚

Like
bottom of page