top of page

INTERESSES E RECOMPENSAS

Atualizado: 28 de abr.




Se ainda havia alguma dúvida sobre nossa condição de animais, não há mais. Somos movidos por interesses e recompensas como qualquer bicho.

Se não há comida disponível, pássaros, lobos e simios fogem pra onde tem. Todos os animais investem energia onde terão recompensas. Os domésticos recebem rações e afetos. Os selvagens, as caças.

Humanos domésticos recebem dinheiro e rações como recompensas pelo trabalho e dedicação. Os selvagens recebem pelas caçadas, pelos riscos das contravenções. Sem recompensas o sistema não funciona.


O pensamento padrão diz que não adianta investir em algo que não traga recompensa. Qualquer projeto precisa interessar e dar resultados para os participantes.

Mesmo o voluntariado tem um tipo de interesse e gera recompensa moral ou auto-recompensa. Plantar árvores, limpar praias, alimentar mendigos, cuidar de enfermos resultam em recompensas subjetivas e objetivas com a possibilidade até de recuperação de ambientes.


Por mais que algo seja feito sem retorno direto de dinheiro ou prestigio, há o interesse pela salvação da alma. Na Bíblia, a recompensa refere-se às bênçãos que deus promete aos fiéis, pobres na maioria. É uma ideia presente em várias passagens bíblicas, onde aqueles que o amam e obedecem são fartamente recompensados com graças. Já os intermediários são recompensados com comissões generosas em espécie, os dízimos.


Interesses e recompensas estão presentes desde cedo. A escola formal recompensa os atentos e reprova os desatentos. Os jogos infantis recompensam os que capturam o urso de pelucia depois de provocá-los com várias perdas - e um bom dinheiro dos pais. As relações afetivas são movidas por interesses e recompensas. Não haverá interesse em uma relação desinteressante, sem algum tipo de recompensa imaterial e material. A frustração é quando não se atinge o grau de recompensa esperado.


Há até uma especie de recompensa bizarra na miséria alheia. Existe gente em situação mais dramática que leva outros miseráveis a agradecer pelo pouco que têm. Haverá sempre um jeitinho de encontrar a recompensa adequada para o tipo de história. A morte é uma delas. Depois de tanto sofrimento, deus recompensará com o descanso eterno. Amém!

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page