top of page
Foto do escritorMarcus Andrade

Saiba como mensurar audiência nas mídias televisivas, radiofônicas, websites e jornais impressos.





  1. TELEVISÃO

Em Portugal a medição é realizada inicialmente por extimativa, em duas etapas: i) Monta-se uma painel com 10.000,00 famílias, de forma aleatória, ecolhidas com base no senso, de modo a perceber: quem vive nos lares, se tem ou não tem televisão por subscrição.


ii) Em uma segunda etapa são aferidas anualmente questões mais específicas, são feitos “dois estudos por ano, com 2500 entrevistas cada um; portanto, 5000 entrevistas“. Esses estudos permitem estabelecer uma representatividade do total da população, a partir das variáveis: número de elementos dentro do lar, região, subscrição e classe social.


A GfK é a responsável pela medição de audiências televisivas em Portugal desde 2012. Sendo contratada pela CAEM para prestar o serviço aos seus associados. A CAEM- Comissão de Análise de Estudos de Meios, é uma associação de direito privado tripartida, constituída pelos anunciantes, pelos meios de comunicação e suportes publicitários e pelas agências, agências de meios (de comunicação) e agências criativas.


Para a prospectação da audiência o mais verídica possível, além das amostras junto à população, como especificado acima, utiliza-se a parte tecnológica, com diversos audímetros instalados nos aparelhos televisivos a partir de susbscrições em um determinado percentual de lares.


O sistema de audimetria utilizada a tecnologia audiomatching que permite assegurar a medição independentemente dos tipos de emissor instalado na televisão e estão instalados em 1.100 lares (a cobrir cerca de 3.000 pessoas).


Confrontado-se a parte tecnológica com as enquetes diretas são encontrados os níveis de audiência, que possibilitam, entre outras coisas, medir a eficácia e retorno dos investimentos dos anunciantes, como também possibilitar aos canais gerir a sua programação avaliando o nível de adesão das audiências aos produtos oferecidos.


No Brasil, a medição da audiência é realizada pela multinacional Kantar IBOPE Media, em base tacnológica,  utilizando aparelhos chamados peoplemeters, conectados a todas as TVs dos domicílios que participam da amostra e reportam se a televisão está ligada, qual o canal de sintonia e o sinal (UHF, VHF, TV paga, parabólicas, VCR/DVD e videogames) e os dados demográficos de quem está assistindo. Cada indivíduo do domicílio possui uma identificação (botão numerado que corresponde ao nome), o que permite disponibilizar dados de audiência individual, além da domiciliar. A metodologia para medição de audiência de televisão é denominada “Painel” – acompanha um grupo fixo de domicílios ao longo do tempo. Esses domicílios permanecem na amostra por até quatro anos, sendo que uma parcela equivalente a 25% do painel (amostra) é atualizada a cada ano (em Portugal acontece da mesma forma).


É bem conhecido no Brasil o sistema de pontuação, por exemplo: um determinado programa atingiu 10 ou 3 pontos no IBOPE. Cada ponto refere-se a 1% da poupulação que possui televisão (90% dos lares possuem televisão no Brasil). Essa medição ocorre todos os dias, 24 horas por dia, minuto a minuto. A partir disso, calcula-se uma extimativa audiência, que é o número de domicílios ou indivíduos ligados em uma emissora durante certo intervalo de tempo.


Anualmente, o ponto do IBOPE é atualizado para representar a população brasileira, tendo como base dados do Censo IBGE. Atualmente, a a coleta de dados é feita nas 15 principais regiões metropolitanas (envolvendo 717.088 pessoas = total de 1% de pessoas nestas regiões): Grande São Paulo (1% = 206.674), Grande Rio de Janeiro (1% = 125.405), Grande Belo Horizonte (1% = 55.821), Grande Porto Alegre (1% = 40.252), Grande Curitiba (1% = 32.177), Grande Recife (1% = 36.445), Grande Salvador (1% = 36.111), Grande Fortaleza (1% = 36.279), Grande Florianópolis (1% = 10.769), Grande Vitória (1% = 18904), Grande Goiânia (1% = 24.816), Grande Belém (1% = 22.982), região de Campinas (1% = 22.506), Manaus (1% = 20.072)e Distrito Federal (1% = 27.871).


Exemplicando: Se um deteminado programa de televisão atingiu 12 pontos de audiência na região de Manaus, estima-se que a audiência de 240.864 telespectadores por dia. Já ne Região de São Paulo, com os mesmo 12 pontos de Ibope, a visibilidade seria de 2.480.088 pessoas assistindo o programa. 


Audiência, rating e share

É comum visualizarmos alguma expressões técnicas principalmente quando as estações televisivas desejam informar seus níveis de audiência. Este seria o número de indivíduos na frente da televisão a conectar um determinado programa ou canal.

O rating corresponde e o percentual da população (de determinado país ou região) que vê um programa ou canal. Também pode comparar um programa com outro, especificando o percentual da população que assistiu um ou outro canal no mesmo horário.

Já o share não indica quantas pessoas estão a assistir determinado canal ou programa, mas apenas compara a percentagem de espectadores com televisão ligada que, durante um intervalo horário, viu um dado canal. Por exemplo: O programa Fantástico da Globo, obteve um share de 30%, isto significa que dentre as pessoas com televisão ligadas 30% estavam a assistir o indigitado programa (podendo ser 10 ou 500 pessoas).


  1. RÁDIO

A medição de audiência em rádio é realizada com entrevistas diárias informações sobre quais emissoras de rádio ouviu nas últimas 48 horas, além de outras emissoras sintonizadas, ainda que com menor frequência, nos últimos 90 dias.

Normalmente são realizadas entrevistas diárias, inclusive em fins de semana e feriados, indaagando: quais emissoras de rádio você ouviu nos últimos dois dias? e nos últimos três meses? Além do horário e local onde ouviram rádio.

É através de perguntas como essas que o perfil da audiência é traçado em detalhes. Na amostra da pesquisa estão indivíduos entre 10 anos ou mais, que residem em domicílios particulares e permanentes, entre as classes A, B, C, D ou E.

Através das pesquisas de audiência, as empresas de comunicação podem acessar dados consolidados de afinidade, share de frequência, share total, participação das emissoras no segmento, alcance, cobertura diária e tempo médio.


2.1. AUDIÊNCIA EM RÁDIO WEB

Mensuração via Google Analytics

Em rádios web, o Google Analytics pode ser utilizado como ferramenta para mensurar a audiência – através dele é possível acompanhar o número de pessoas que acessaram o site, o tempo de permanência de cada usuário e a origem do tráfego.


Mensuração em Redes Sociais

Outra forma de acompanhar os números de alcance e audiência nas rádios online é através das redes sociais. Facebook, Instagram, Twitter e YouTube também podem ajudar você a conhecer melhor a sua audiência.

Através das hashtags (#) e das menções, que são as citações e marcações (@) é possível mensurar e analisar com precisão o perfil do público. Medir a taxa de engajamento também pode auxiliar você a entender o tamanho da sua audiência nas redes sociais.


Mensuração por Número de downloads do aplicativo

Caso a rádio esteja disponível através de aplicativo: Apple Store ou Play Store, verifica-se a quantidade de downloads. A variação desse número mês a mês, será essencial para entender o alcance da rádio. Algumas plataformas permitem ainda, visualizar quanto tempo as pessoas permanecem conectadas à rádio.


3.      AUDIÊNCIA (tráfego) NOS PORTAIS OU WEB SITES DE NOTÍCIAS


A maneira mais utilizada para medir a audiência de um site é com o auxílio de um consultor de marketing digital. Ele dispõe de três maneiras para entregar esse resultado:


  1. Desenvolver um sistema de estatística que armazena informações valiosas sobre o visitante cada vez que ele acessa ou navega pelas páginas do seu site. Tais informações podem ser utilizadas para direcionamento de conteúdo.

  2. Utilização de um serviço especializado em medir audiência por meio da inserção de um comando no código do site. Esse comando não apenas mede o tráfego de visitantes, mas também recolhe dados importantes destes. Esse tipo de serviço geralmente é atualizado conforme o navegador utilizado.

  3. A utilização de uma ferramenta própria para a exploração de arquivos de um servidor que analisa informações diárias das atividades e crie um gráfico de visitas do site.


O Google Analytics é a ferramenta mais popular para medir o tráfego em websites. Gratuita, permite a utilização de uma forma simples ou muito avançada, consoante o nível de conhecimento do utilizador da mesma.


4.      AUDIÊNCIA DOS JORNAIS IMPRESSOS


O acesso ao conteúdo on line dos jornais impressos é vigiado a cada clique, onde se visualiza visualiza em tempo real: o caminho percorrido dentro do site, a forma como chegou até ele, quais palavras-chave foram usadas na busca, as matérias acessadas, o tempo de leitura, o horário e procedência do acesso, dentre outros inúmeros detalhes sobre o comportamento de sua audiência.


Tais dados, somados às particularidades de navegação dos demais usuários, são mensurados pelas chamadas métricas e ferramentas de audiência, que geram um detalhamento fiel do número da audiência, suas características e comportamento no consumo de notícias online. Ferramentas, tais como Google Analytics e Chartbeat, passam a indicar rapidamente o quê, como e onde o público está consumindo, além de indicar suas preferências e assuntos mais debatidos e, dessa forma, auxiliar a produção jornalística, ao passo que o jornalista entende as vontades e as prioridades do seu público e pode orientar sua produção de conteúdo.


Fontes das informações:


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page